Tuesday, January 25, 2011

Do albergue Laranjeiras, Pelô, Salvador, BA, Brasil

Já na querida Bahia, u-hu! Nossa, o Pelourinho é muito louco. E meu albergue também. Adoro eles, os caras do Laranjeiras. Eles se lembram de mim, mesmo que faça... sei lá, dois ou três anos que não venho aqui. Na verdade, qualquer albergue é louco. Ontem, quando cheguei, tinha um cara no quarto, meio suado. Se apresentou em inglês e quando ouviu que eu era da Espanha fez questão de falar só em espanhol. Ele era de Israel ("era" porque já foi embora, para Lençóis). O cara falou meio minuto comigo, olhou seu relógio de pulso, disse "me desculpa" e deitou no chão do quarto fazer abdominais. Quando parou, seguiu a conversa, e a interrompeu de novo um minuto depois. Assim fomos conversando, entre série e série de abdominais (deve ser coisa do exército de lá). Fui tomar banho e tinha uma mulher no banheiro masculino, num dos box, cantando. Pensei que eu estava errado, mas não. É que a mulher no box do meio estava com uma criança, seu filho, imagino. Fica tranquilo que eu já vi muitos pintos na vida, ela disse (ou coisa parecida; acho que usou uma outra palavra). O Pelourinho está um parque temático, mais cheio de turistas do que nunca, mas... está bom, adoro mesmo assim (eu sou turista também, sei, mas ando me fazendo de nativo). Um cara acabou de me mostrar suas xilogravuras. Me mostrou também seu book. Tinha uma entrevista ao jornal El País! Um outro cara passou por mim, sem se deter, perguntando, "espanhol?". Olhei para meu jornal baiano na mão, para minha camiseta (estaria com alguma coisa de Barcelona?), e disse, surpreendido, "como cê sabe?". "Tá na cara!". Sei lá, adoro isso aqui. Ontem revi meu amigo Ronaldo, no nosso lugar preferido, onde conheci ele e a Rose há já oito anos, no Largo de Santana, Rio Vermelho. Ele, como meu irmão Oriol, diz que eu deveria ficar aqui em vez de em Porto Alegre. Diz que aqui eu aprenderia malandragem. Que o sul não é bem o Brasil, etc. Ele não é um malandro, o Ronaldo, mas conhece as malandragens e me ensina algumas. Para sobreviver, he he. Ficamos bebendo cervejas, botando o papo em dia. Olhando as mulheres, também. Há uns meses que ele está sem o antigo emprego na livraria, mas acredito que logo vai conseguir outro, é um cara brilhante. E hoje vou ver a Rose. Ela trabalha no MAM, passa horas e horas lá. Tem o emprego ideal, no lugar perfeito para quem se formou em museologia. Vou chegar, dizer "me disseram que tem uma mostra de Beuys até fevereiro" e lhe dar um grande abraço. E depois de amanhã me mando para Barra do Itariri, no ônibus da Expresso Linha Verde. Queria um lugar tranquilo (não Praia do Forte, não Morro de São Paulo, não Itacaré) e vai ser esse. Lá se juntam as águas do rio Itariri e as do Atlântico; tem dunas, tem manguezais... e espero que pousadas charmosas e baratas. O Marco do teatro me escreveu dizendo que em Porto Alegre faz um calor infernal e que os ensaios só recomeçam no dia 15. Então, mais um tempinho na praia! Será meu segundo Dia de Iemanjá na Bahia, êh!

Thursday, January 20, 2011

Última entrega de fotos de Barcelona

Ara amb comentaris en català!

(Sem tempo para escrever corretamente em português. Mas olha como o catalão é fácil, o título deste post é exatamente igual numa língua e na outra.)



El nou estadi de l'Espanyol. Vam anar-hi tota la família, al partit de Copa del Rei contra l'Atlético de Madrid (1-1).


El meu pare a casa, revisant els resultats de la loteria de Nadal. (No ens va tocar res.)


Platja de Castelldefels. Anys enrere, jo hi anava sovint a llegir.


Bons amics, de fa anys i panys. He vist molts amics, aquesta vegada. No tots, però molts. :)



De l'exposició de Javier Mariscal a la Pedrera.


By Javier Mariscal.


Una nota de color en un edifici antic, tocant a la Rambla del Poblenou.



Esquiant a l'estació de Porté-Puymorens (Pirineu francès) amb l'Uri i la Gabriela.


Aquesta foto és de la castanya que em vaig fotre, amb perdó. Després que la Gabriela caigués de cul massa vegades i es fes mal al còccix (caure feia mal, la neu estava molt dura; l'única cosa positiva va ser que la van portar en moto de neu, que és força divertit), ella es va quedar a la cafeteria i jo vaig anar amb el meu germà a fer el tonto. Baixant per la pista de la foto, vaig caure (no estic en forma, les cames em van tremolar); em vaig deixar anar lliscant muntanya avall, d'esquena, esperant que la planxa es posés soleta en la posició que em permetria frenar; no s'hi va posar i vaig anar a parar contra la xarxa protectora, que va cedir, me la vaig emportar. A la segona baixada, vaig voler fotografiar el desperfecte.


Aquesta és pel Sérgio, actoràs i enamorat de Barcelona. Teatre Grec de Montjuïc.


Port Vell. Un bon lloc per anar a dinar un dissabte o diumenge assolellat.


Fent un cafè amb la Gabriela a la cafeteria de l'hotel OMM, del carrer Rosselló. És un lloc molt pijo, però també molt agradable i acollidor, amb llar de foc futurista, un espai enorme ple de sofàs, diaris de tot el món, estanteries amb llibres... Em va agradar especialment que una de les cambreres fos peruana... i les altres dues de Salvador de Bahia! :)


Aquest edifici fantàstic, on fins ara no sabia què hi havia, és la seu del Parc de Recerca Biomèdica de Barcelona. És al costat de l'Hospital del Mar i davant la platja. Hi vaig anar per parlar amb el Dr. Òscar Vilarroya, neurocientífic, director de la Càtedra del Cervell Social de la Universitat Autònoma de Barcelona, que em va orientar amablement sobre el meu futur projecte de doctorat i em va donar un munt de bibliografia.


Platja de la Barceloneta. És la platja més llarga de la ciutat. La foto és del tros que toca al Port Olímpic, d'on sortia el petit veler.

Monday, January 17, 2011

Monday, January 10, 2011

Emerson. Cap. 3. El Evangelio según San Mateo (e também... Emerson 1 em português!)

Ver mejor en YouTube.




Emerson. Cap. 1. Os bons companheiros

(Com legendas da Anníssima Faedrich & myself!)

Ver mejor en YouTube.

Saturday, January 08, 2011

We Shall Dance

Ultimamente meu pai canta enquanto passeia (em geral, de manhã). Estes dias é "We Shall Dance". Mas ele só canta "We shall dance, we shall dance"; depois ele inventa a letra e a melodia, que não sabe, ou que esqueceu. :)



Ó, a letra:

We shall dance, we shall dance
The day we get a chance
To pay off all the violins of the ball

We shall dance, we shall dance
The day we get a chance
To get a dime to buy back our souls

We shall dance, we shall sing My dear love, O my spring
My love good days will come
You'll see the corn will grow in spring
My spring time
My spring time

We shall dance, we shall dance
The day we get a chance
To pay off all the violins of the ball

We shall dance, we shall stay
With the children at play
Lord I swear when the time comes, we'll pray

We shall dance, we shall sing
My dear love, O my spring
My love you'll have a house
With roof and walls
Fire with coal
My soul, my soul

We shall dance, we shall dance
The day we get a chance
To pay off all the violins of the ball

We shall dance, we shall stay
With the children at play
Lord I swear when the time comes, we'll pray

Thursday, January 06, 2011

Janeiro 2011 (proibido fumar)

[Faltam 4 dias (4!) para a estréia mundial :o) do (tudo parece indicar que) polêmico capítulo 3 de Emerson! E 4, também, para a estréia do capítulo 1... com legendas em português! :)]


Mais fotos! De Barcelona e Puigcerdà (Pirineus, fronteira entre Catalunha e França).





Série "Barzinhos de Barcelona". (Antes da proibição de fumar, isto é, ainda em 2010.)


2 de janeiro de 2011. Dia Primeiro Depois da Proibição. Não dá mais para fumar em local fechado nenhum (bares, restaurantes, discotecas, shows, casamentos, etc.), nem para esses lugares terem espaços reservados para fumantes. Resta a rua. (E os estádios de futebol: lá também pode.) Aqui, em Puigcerdà, com uma temperatura abaixo de zero, o Ramon e a Nelia tomam café e fumam os primeiros cigarritos do dia numa terraça meio ensolarada (nome do bar? "Sol y sombra"). É a opção 1.


Puigcerdà, mesma praça, tardezinha. -4 ou -5 ºC. Eu tomo um Cacaolat quentinho ao lado de uma calefação de última geração. É a opção 2.


Puigcerdà, Passeig Deu d'Abril, Café Aroma. Aqui tem cobertores! É a opção 3. Vi isso em Barcelona também. Bacana. É um detalhe para nós, né? E já vamos ter mais opções. Algumas, violentas, de alguns fumantes irados, estão aparecendo estes dias nos jornais. Mas não é preciso se violentar. Afinal, num país com clima bom, a terraça é o lugar privilegiado!


A gente vai a Puigcerdà para relaxar. Ou para esquiar. Para relaxar, nada melhor do que um café da manhã (lá pelas 11 h) em "La llaminera". Lá tem um dos melhores suíços que eu já tomei. Um suís é uma taça de chocolate quente com chantilly por cima, com (a escolher) melindros, croissant ou ensaimada (esse doce em espiral da imagem). Délicieux.


O lago de Puigcerdà. Nesta época do ano sempre está congelado. Querendo caminhar sobre o gelo, eu caí dentro, anos há.


Esta é para o João. Também temos boa carne, nos Pirineus! :) Filé de vitela.


... E peus de porc (pés de porco)!


Meus pais caminhando por Llívia, uma cidadezinha catalã dentro do território francês (coisas esquisitas das fronteiras européias).