Thursday, November 30, 2006

A l'UVI

Aquest és un e-mail escrit per la Gabriela sobre el que jo feia i deia a l'UVI. És en portuguès però s'entén bé, i ella (o els meus pares) més que jo pot descriure aquells dies.

Hoje, dia 26, foi o dia mais lindo e surpreendente destes que estivemos contigo no hospital. Não tenho dúvidas de que de agora em diante vão ser sempre assim, já que os remédios começam a fazer efeito e esse vírus está sendo aniquilado... Assim, vem à tona a tua linda pessoa e tua ótima presença de espírito.

Hoje de manhã te encontramos sentado na cadeira do hospital. Estava bem comportado e de banho tomado. Depois de um tempo, claro, acho que as tuas costas começaram a incomodar e também acho que estavas com um pouco de sono, já que desde cedo estavas acordado.

A enfermeira me disse que de manhã tu falou meu nome algumas vezes. Aí ela perguntava:

-Quem é a Gabriela?

-É a minha namorada.

-Mas eu não posso chamar ela agora, Roger. São sete da manhã, ela está dormindo.

-Não está dormindo, não.

Mais memórias do dia:

*Me deu três beijos.

*Perguntou onde tu estavas aos teus pais.

*Fica um pouco agitado quando tem que fazer "pipi", mas depois de explicarmos como funciona a sonda, faz xixi e fica relaxado. E temos que explicar sempre como funciona tudo porque tu insiste em ir ao banheiro.

*Me fez carinho no rosto.

*Pediu um papel, mas não me disse para quê.

*Perguntei se sabia se estava em BCN ou POA. Me respondeu corretamente.

*Riu e sorriu para a Dra. Bianca. Acho que tu adora ela. Eu também adoro ela.

*Insiste para as pessoas próximas para tirar as tiras das mãos e dos pés, mas quando chega alguém perto se comporta bem e finge que nada está acontecendo.

*Tiramos, quando estava sentado, as tiras das mãos e dos pés. Fue flipante.

*Tiramos, na cama, as amarras das mãos. A primeira coisa que fez foi cruzar os braços. (Tinha que ver a tua cara nesses momentos).

*Tiramos, na cama, as tiras dos pés. Cruzou as pernas muito tempo como se fosse um Buda.

*Chama o teu pai e a tua mãe.

*Disse para o teu pai:

-O que miras??

Isso já enfadado, porque ele não poderia soltar as tuas amarras.

*Falou "hostia" alguma vez, já que a gente não podia te deixar fazer "pipi" no banheiro.

*Conversa um monte.

*Tenta deitar de bruços porque tuas costas devem doer bastante.

*Fala catalão e português fluentemente. (Espanhol tu não falou ainda, mas se mete na conversa quando eu falo com os teus pais na tua frente).

*Colocamos teus óculos um pouco para que tu enxergasse o teu ambiente ao redor.

*Falou "Ai, Gabriela!!!!!!!" quando eu te impedi de retirar a sonda e o oxigênio do nariz.

*Hoje disse que queria vir dormir aqui em casa com todos.

Continuamos aí, driblando as enfermeiras e recepcionistas para te ver e ficar contigo mais tempo. Mal posso esperar para te ver amanhã. Teus pais já subiram para dormir e estão animados com tudo. Teus irmãos estão sempre em contato. TODOS perguntam por ti.

No comments: