Friday, February 27, 2009

Felicidade clandestina, de Clarice Lispector

Este livro de contos* tem me acompanhado na primeira semana em Porto Alegre depois das férias. Como sempre com Clarice, que grande prazer, se se lê com atenção! Entre meus preferidos, "Miopia progressiva", "A legião estrangeira", "Os desastres de Sofia", talvez o mais complexo, com uma vívida descrição do campo de recreio de um colégio, "A mensagem", sobre duas pessoas que viram amigas porque as duas sentem uma tal angústia ("A princípio, quando a moça disse que sentia angústia, o rapaz se surpreendeu tanto que corou e mudou rapidamente de assunto"), e "O ovo e a galinha", com muitas notas de humor ("a galinha tem muita vida interior"), que poderia virar, se não virou já, monólogo teatral (com uma atriz que soubesse colocar bem longas pausas). Os últimos cinco contos, mais breves, são só exercícios, segundo a escritora reconhece ("exercício de escrever, para me divertir"), mas na memória ficam os outros, não superáveis.

(Não sabia que havia contos além dos de Laços de família. Graças às Anas do mestrado, Ana e Anna, Doutora e "sora", soube que havia este livro, e que ainda há outro...)

(Tentei traduzir ao catalão "Restos do Carnaval", conto de três páginas sobre uma menina fantasiada de rosa, itálico da escritora: não deu, amics, teria precisado de vários dias!)

*Comprado na grande Livraria LDM, de Salvador.

3 comments:

優次 (Yuji) said...

Em sap greu haver de dir-t'ho però no tinc capacitat intel·lectual per entendre ni tampoc per poder gaudir dels seus llibres. Ho vaig intentar un cop, t'ho juro! Però haig de confessar que va ser perquè ens van obligar llegir "A Hora da Estrela" a l'insti i que a la fi em vaig rendir als resums... xD

Roger said...

No em facis riure, amb això de la capacitat intel·lectual! Té una manera d'escriure que pot exasperar, però els contes són una bona manera d'entrar-hi. A mi també em va avorrir un llibre que segons ella mateixa era el millor... :o)

優次 (Yuji) said...

Potser un dia ja tornaré a intentar-ho, però ara sense estar empès pel sentiment d'obligació ;D