Saturday, November 20, 2010

No Dia da Consciência Negra...

... copio um comentário que a Marinella reproduziu dias atrás no seu blog (seu último post, sobre uma criança na era da internet, é muito bom também). A Marinella escreveu sobre uma observação que o psicólogo Contardo Calligaris fez no programa Roda Viva de 8 de novembro. Ele disse: "É fajuto falar numa democracia racial no Brasil, ninguém acredita nisso". [Isso não é verdadeiro, muitas pessoas acreditam; mais correto seria dizer que não deveriam acreditar; bom...] E logo ele mesmo se questionou: "Se você tiver um filho branco e ele se apaixonar por uma negra, onde seria mais legal para eles viverem, como casal, e para terem filhos?". Resposta do próprio Calligaris: "Acho que o Brasil seria um lugar".

2 comments:

Marinella said...

que honra, adorei a citação :-)

Acho que quando ele diz "ninguém acredita nisso", é mais no sentido de que uma vez esse pensamento esteve bem em voga, mas hoje já não é dominante.

Roger said...

:)

Não sei se não é dominante... Sei de pessoas cultas que acreditam que existe a tal "democracia racial". E entre os vários argumentos dos que se manifestam contra as cotas para negros nas universidades, por exemplo, se encontra essa falácia da democracia racial...