Tuesday, January 25, 2011

Do albergue Laranjeiras, Pelô, Salvador, BA, Brasil

Já na querida Bahia, u-hu! Nossa, o Pelourinho é muito louco. E meu albergue também. Adoro eles, os caras do Laranjeiras. Eles se lembram de mim, mesmo que faça... sei lá, dois ou três anos que não venho aqui. Na verdade, qualquer albergue é louco. Ontem, quando cheguei, tinha um cara no quarto, meio suado. Se apresentou em inglês e quando ouviu que eu era da Espanha fez questão de falar só em espanhol. Ele era de Israel ("era" porque já foi embora, para Lençóis). O cara falou meio minuto comigo, olhou seu relógio de pulso, disse "me desculpa" e deitou no chão do quarto fazer abdominais. Quando parou, seguiu a conversa, e a interrompeu de novo um minuto depois. Assim fomos conversando, entre série e série de abdominais (deve ser coisa do exército de lá). Fui tomar banho e tinha uma mulher no banheiro masculino, num dos box, cantando. Pensei que eu estava errado, mas não. É que a mulher no box do meio estava com uma criança, seu filho, imagino. Fica tranquilo que eu já vi muitos pintos na vida, ela disse (ou coisa parecida; acho que usou uma outra palavra). O Pelourinho está um parque temático, mais cheio de turistas do que nunca, mas... está bom, adoro mesmo assim (eu sou turista também, sei, mas ando me fazendo de nativo). Um cara acabou de me mostrar suas xilogravuras. Me mostrou também seu book. Tinha uma entrevista ao jornal El País! Um outro cara passou por mim, sem se deter, perguntando, "espanhol?". Olhei para meu jornal baiano na mão, para minha camiseta (estaria com alguma coisa de Barcelona?), e disse, surpreendido, "como cê sabe?". "Tá na cara!". Sei lá, adoro isso aqui. Ontem revi meu amigo Ronaldo, no nosso lugar preferido, onde conheci ele e a Rose há já oito anos, no Largo de Santana, Rio Vermelho. Ele, como meu irmão Oriol, diz que eu deveria ficar aqui em vez de em Porto Alegre. Diz que aqui eu aprenderia malandragem. Que o sul não é bem o Brasil, etc. Ele não é um malandro, o Ronaldo, mas conhece as malandragens e me ensina algumas. Para sobreviver, he he. Ficamos bebendo cervejas, botando o papo em dia. Olhando as mulheres, também. Há uns meses que ele está sem o antigo emprego na livraria, mas acredito que logo vai conseguir outro, é um cara brilhante. E hoje vou ver a Rose. Ela trabalha no MAM, passa horas e horas lá. Tem o emprego ideal, no lugar perfeito para quem se formou em museologia. Vou chegar, dizer "me disseram que tem uma mostra de Beuys até fevereiro" e lhe dar um grande abraço. E depois de amanhã me mando para Barra do Itariri, no ônibus da Expresso Linha Verde. Queria um lugar tranquilo (não Praia do Forte, não Morro de São Paulo, não Itacaré) e vai ser esse. Lá se juntam as águas do rio Itariri e as do Atlântico; tem dunas, tem manguezais... e espero que pousadas charmosas e baratas. O Marco do teatro me escreveu dizendo que em Porto Alegre faz um calor infernal e que os ensaios só recomeçam no dia 15. Então, mais um tempinho na praia! Será meu segundo Dia de Iemanjá na Bahia, êh!

5 comments:

Sergio Lulkin said...

Que beleza, pareces muito animado mesmo com a Bahia. Quem sabe... uma estância por aí não te fará muito bem? Aproveita! Saludos,

Roger said...

Estou animado mesmo, Sérgio. Revi amigos muito queridos em Barcelona, e agora o Ronaldo e a Rose, que, além de queridos, são, quase literalmente, incríveis. Acho que é isso o que me faz muito bem... Agora uns dias na praia... e depois trabalhar e curtir os amigos de POA :) Grande abraço, espero que o ano tenha começado otimamente para ti também.

Sergio Lulkin said...

Sim, ano bem vindo, com muitas novidades e tarefas por cumprir. Vamos lá, bahia, paris, poa. Tudo cabe neste mundim.

gabriela said...

hahaha!! tua cara é de turista, rugê, mas teu coração é de nativo. :)

Roger said...

Eu tenho um coração
Eu tenho ideais
Eu gosto de cinema
E de coisas naturais
E penso sempre em sexo, oh yeah!

Hihi!

Sorry, queria lembrar de alguma coisa com "coração", e só achei essa. :p

Meu coração...não sei se é de nativo, não. Mas que eu gosto de Salvador (e de POA e do Brasil), eu gosto, sim! :)

Meu corpo branquíssimo é que é de turista! Nossa, na praia me dei conta, iiiih!