Thursday, January 06, 2011

Janeiro 2011 (proibido fumar)

[Faltam 4 dias (4!) para a estréia mundial :o) do (tudo parece indicar que) polêmico capítulo 3 de Emerson! E 4, também, para a estréia do capítulo 1... com legendas em português! :)]


Mais fotos! De Barcelona e Puigcerdà (Pirineus, fronteira entre Catalunha e França).





Série "Barzinhos de Barcelona". (Antes da proibição de fumar, isto é, ainda em 2010.)


2 de janeiro de 2011. Dia Primeiro Depois da Proibição. Não dá mais para fumar em local fechado nenhum (bares, restaurantes, discotecas, shows, casamentos, etc.), nem para esses lugares terem espaços reservados para fumantes. Resta a rua. (E os estádios de futebol: lá também pode.) Aqui, em Puigcerdà, com uma temperatura abaixo de zero, o Ramon e a Nelia tomam café e fumam os primeiros cigarritos do dia numa terraça meio ensolarada (nome do bar? "Sol y sombra"). É a opção 1.


Puigcerdà, mesma praça, tardezinha. -4 ou -5 ºC. Eu tomo um Cacaolat quentinho ao lado de uma calefação de última geração. É a opção 2.


Puigcerdà, Passeig Deu d'Abril, Café Aroma. Aqui tem cobertores! É a opção 3. Vi isso em Barcelona também. Bacana. É um detalhe para nós, né? E já vamos ter mais opções. Algumas, violentas, de alguns fumantes irados, estão aparecendo estes dias nos jornais. Mas não é preciso se violentar. Afinal, num país com clima bom, a terraça é o lugar privilegiado!


A gente vai a Puigcerdà para relaxar. Ou para esquiar. Para relaxar, nada melhor do que um café da manhã (lá pelas 11 h) em "La llaminera". Lá tem um dos melhores suíços que eu já tomei. Um suís é uma taça de chocolate quente com chantilly por cima, com (a escolher) melindros, croissant ou ensaimada (esse doce em espiral da imagem). Délicieux.


O lago de Puigcerdà. Nesta época do ano sempre está congelado. Querendo caminhar sobre o gelo, eu caí dentro, anos há.


Esta é para o João. Também temos boa carne, nos Pirineus! :) Filé de vitela.


... E peus de porc (pés de porco)!


Meus pais caminhando por Llívia, uma cidadezinha catalã dentro do território francês (coisas esquisitas das fronteiras européias).

6 comments:

Sergio Lulkin said...

Insuportavelmente lindo e bom e delicioso e saboroso e saudadoso... ensaimada, ah!

Roger said...

Always so kind! :))

Nada ruim, essa nossa terrinha, hein? :p

Sergio Lulkin said...

Ensaimada, calçotada, sobrasada, castanyada abraçada, riallada! Tot del bó i del millor.

gabriela said...

lindas fotos, rugê!
e boas legendas!

miráaaa, temos cobertores em barzinhos de porto alegre também... vai passear lá pelas bandas do moinhos de vento e depois me conta (iuhu, guriasss!)! ;)

Roger said...

Goshtou? :))

Nunca vi esses cobertores (mas também não vou muito por lá). Que guriasss? :o)

gabriela said...

ah, tem que ir mais lá para agradar o teu lado pijo! :)
"iuhu, guriasss!" é uma frase tua, proferida uma vez nesse bairro num contexto meio difícil de explicar, mas foi muito engraçado. ben legaLLL!