Thursday, April 10, 2008

O que aconteceu com Baleia?

Estou de novo na oficina de escritura criativa da Faculdade de Letras da PUCRS, desta vez como aluno do mestrado em Letras. E, finalmente, depois de duas ou três aulas sem entregar NADA, produzi este conto, um texto breve escrito em pouco tempo, na sala de aula, a partir somente de um título misterioso dado pelo professor: O que aconteceu com Baleia? (assim, sem artigo). Os mini contos que resultaram desse título foram bem interessantes!

Baleia virou assunto de documentário. Nenhum exemplar sobreviveu à última guerra. Houve quem culpasse exclusivamente aos japoneses, que teriam dizimado a população enchendo-se a comer filés de cetáceo em suas cadeias de fast-food. Porém, historiadores conceituados acreditam que os exemplares sobreviventes teriam bastado para repovoar o planeta, não tivesse sido pelos mísseis subaquáticos que durante o conflito cruzaram os mares dos cinco continentes. Golfinho também desapareceu, virou assunto de livro de biologia. E nem pôde dar tchau a Baleia, pois seu extermínio foi anterior. Nesse caso não há acordo entre a comunidade científica, estando norte-americanos e chineses ainda divididos quanto à responsabilidade dos hábitos alimentares nipônicos e, portanto, às medidas a adotar.

2 comments:

!! said...
This comment has been removed by the author.
Roger said...

Esquisito... Aquí deveria haver um comment de "die_Blume", que eu NÃO deletei (coisas do blogger?), em que ele ou ela pergunta por que não li o texto em aula, e depois disse "aliás, não tenho certeza se somos colegas... será que tem outra turma de escrita criativa??" (estou copiando da mensagem de aviso que eu recebo no Yahoo). Bom, acho que NÃO somos colegas, porque de fato eu LI o texto em aula! :) Esquisito mesmo! Escreve de novo, em que oficina tu está?