Tuesday, June 16, 2009

Um irmão em busca de si, parte 2

Coisas que o meu irmão Uri, que está fazendo o Camino de Santiago, escreveu em seu último e-mail:


- A luz é o caminho e o apóstolo meu destino.

- Eu sou o irmão peregrino, mas em verdade vos digo que isto não é mais do que uma redundância, pois não é que somos todos peregrinos, nesta vida?

- Estivemos em Burgos, em cuja plaza mayor parece ter caído uma bomba atômica. Está se repetindo o seguinte padrão: paisagem maravilhosa - cidadezinha horrível.

- Não vou dar nenhuma explicação das revelações extraordinárias que eu tenho, pois o caminho é interior e é difícil explicar esse tipo de coisas.

- Caminhamos 20 kilometros de noite, com chuva, na companhia de três peregrinos, bebendo cerveja, muy chulo.

- Cada dia que passa cresce a minha determinação de não voltar jamais ao mundo da publicidade.

- Hoje é o dia em que me ordenam templário, desde agora serei um cavalheiro e levarei a cruz.

- Enquanto passeio pelas bonitas paisagens que este país desconhecido me oferece, rezo cada dia por vocês.

- 20 minutos de internet custam um euro peregrino.

- O Camino não tem preço.

- Quanto a meus progressos espirituais (é isso, e não outra coisa, o que está escrito em meu passaporte peregrino: "motivos espirituais"), vão indo. Os primeiros dias, meu cérebro era um torrente de revelações tão grande que achei que não ia ser capaz de assimilar tudo. Mas as coisas estão entrando em seu ritmo e agora as revelações são mais pausadas.

- Tenho sonhos perturbadores (três por noite).

- Como pode o ressonar humano ser mais forte do que o rugido dos animais?

- Uri 1 - Bolhas 0. O segredo é a vaselina. (Foto acima.)

- Agora vem a parte mais dura do Camino, o páramo castellano: etapas planas, retas, tediosas, à beira da estrada, através de polígonos industriais, sob um sol de 40 graus. Etapas em que o peregrino se questiona sobre o sentido da vida ou as perversões sexuais das baleias.

- Meu amigo peregrino só fala: "Podia ser pior".

- Amai-vos e amai os vossos irmãos.

- O Quixote é uma obra-prima. Diminui tudo o que eu já li.


PS: "Só viajei a pé nos meus dias felizes, e sempre com delícias." (Confissões, Rousseau)

5 comments:

uri said...

hey bro'

el camí és ple de brasilenys, per què serà...

aviat un altre mail pelegrí

uri

Roger said...

No t'oblidis d'incloure, en el mail, els teus progenitors, que només saben de tu a través del meu blog, i tenen molta por que perdis l'oremus. (Perdre l'oremus: quina expressió més desfasada i més inadequada... si l'oremus és el que has de mantenir lluny de tu!)

Pregunta als brasilers (les brasileres: així ja pots començar una conversa) si hi són per motius espirituals o religiosos (suposo que religiosos). Jo em continuo preguntant: els qui ho feu per motius espirituals, no podíeu escollir un altre camí? No sé, la volta a Itàlia?

Firmat: un que no creu en res.

Marinella said...

os pezinhos da foto estão muito inteiros mesmo...

(Roger: achei lindo o livro! Texto e ilustração engrandecendo um ao outro.)

uri said...

sí clar, o la volta a andorra no et fot!!!!

és igual el motiu, aquest camí ja existia abans del cristianisme, era un viatge seguint la via làctea fins a la fi del món i és com que té alguna cosa, no sé, especial... per això el pot fer tothom, tingui els motius que tingui!!!!

I pel que fa als pas, amb ells ja parlo per telèfon cada setmana i per això no els incloc en els mails. és l'equilibri informatiu!!!! un excés podria ser perjudicial... jejeje

una abro'çada des de lleó

Uri

Pd.- estic flipant bro, es veu que aixìo del nacionalisme està més extès del que creia... Sabies que hi ha moviments independentistes a les províncies de burgos i de lleó?!?!?! Es veu que tothom es vol separar de tothom!!!! I no serà pas perqu``e aquí a la messeta falti lloc per tothom, trust me

Roger said...

Oi Marinella! É. Se não fossem os de meu irmão, eu já estaria apaixonado por esses pezinhos... :p

Gostou do livro? :)) Nem sabe como eu fiquei feliz com essas ilustrações da Raquel!


El nacionalisme està tan estès com la religió, Uri. Són bessons. Vols un dibuix?

o< o< o< o)< o<
o(< o< o< @)<
o< o< O< o< <-- religosos

o< o< o< o)< o<
o(< o< o< @)<
o< o< O< o< <-- nacionalistes

o< o< o< o)< o<
o(< o< o< @)<
o< o< O< o< <-- culés

o< <-- un home sol que no busca sentit on no n'hi ha