Monday, July 06, 2009

Last Chance Harvey

Sexta-feira, antes da compra do CD na Cultura, fui com a Anna (ela fez suas compras na Cultura antes: que agendas lotadas!) ver o filme Last Chance Harvey. O filme mais cheio de humanidade e amor que eu vi desde Away From Her. Foi mais uma recomendação do psicólogo Contardo Calligaris, que está sempre ali, na Folha, para falar sobre filmes ou romances que desvelam aspectos dos relacionamentos humanos (vou ver se depois recupero alguma coisa do que ele escreveu). Aqui se fala não só da possibilidade do amor entre um homem e uma mulher de mais de 50 anos, desiludida, ela, e "derrotado", ele, mas também do relacionamento de um homem e sua ex-mulher e, sobretudo, de um pai e uma filha por muito tempo afastados. (O trailer não faz justiça ao filme - quer vendê-lo como uma comédia -, e o título em português, Tinha que ser você, também não.)

4 comments:

Anníssima said...

Oi, Ru!
Muito bom meeeesmo!

Concordo contigo, a tradução do título "Last chance Harvey" para "Tinha que ser você" foi fraquíssima! E redutora! Pois o filme vai MUITO ALÉM do encontro de um casal... não é só uma história de amor entre um homem e uma mulher depois dos 50... não é só um "tinha que ser você"...
... é a história de uma nova CHANGE! É a história de amor entre pai e filha, que se reconstrói nessa nova chance.
É a história de um homem fracassado profissionalmente, de um pai que se sente impotente, ausente, etc, e que toma um novo rumo nessa nova chance.
É a história de uma mulher solteira, que vive sob o controle da mãe neurótica, e que é a ponte para essa nova chance do Harvey... afinal, essa mulher que incentiva ele a assumir o seu papel de pai no casamento da filha, a participar da festa do casamento, é ela quem faz ele se enxergar de novo e acreditar em si...

[hmmm o poder subliminar das muheres.. hihihihi]

Só acrescentando o post, acho que além de tudo isso que tu escreveu, e muito bem :), ressalto a brilhante ESCOLHA dos atores para estrelar esse filme... que é a chave de ouro!!!

O GRANDE pequeno-Dustin Hoffman, principalmente, dá um show! =)

clap.clap.clap.

p.s.: eu nem tinha visto o trailler... concordo tbém. :)

Anníssima said...

ops, não é CHANGE é CHANCE.
Ato falho.

Mas... é a CHANCE que CHANGE, so...

Roger said...

É a chance de chanjar, hehe.

É, grande Dustin Hoffman. E a Emma Thompson também está ótima, com seu inglês british. E é verdade, a mulher é quem faz com que o Harvey... Mas pô, Anna, tu tá contando a história! Vou ter que escrever um PS, tipo, não leiam o comment da Anna! Hahah! Beijo!

Anníssima said...

Ah, pode deletar então...
no problems...

rsrsrs

Bom, no final... hehehehe

Sorry!

É que eu adoro contar histórias!!!

rsrs bjão!