Thursday, September 03, 2009

De pé

Também para a dissertação, estou lendo Ecce Homo, de Nietzsche. E me fez sorrir esta coincidência com Rousseau. (Também gostei de outra coincidência: Paloma, amiga do mestrado está lendo o mesmo livro.)

Rousseau, que escrevia passeando, escreve: "É nos passeios, no meio dos rochedos e dos bosques, que escrevo, no cérebro".

Nietzsche, que escrevia num atril (isto é o que me ficou das aulas de filosofia no colégio :), escreve: "Ficar sentado o menor tempo possível; não dar crença ao pensamento não nascido no ar livre, de movimentos livres - no qual também os músculos não festejem".

8 comments:

Anonymous said...

cabeção né... Nietzsche, Rousseau, ê le le... Só conheci gente que leu Do Contrato Social, nada mais.

sou um anônimo, mas não aquele educado do outro post, embora eu também seja educado.

Anonymous said...

acho que Fernando Pessoa escrevia de pé, apoiado em um móvel alto ou algo assim (uma lembrança minha do colégio também).

sou o mesmo anônimo do comentário anterior. :-)

Anonymous said...

Pessoa ficava de pé na casa dele mesmo. Nada de ares para a cabeça, mas ares para o seu traseiro.
Ok, está tarde, vou parar de escrever besteira.

Roger said...

Bom, é que estou no mestrado, né? São leituras de mestrado... O Contrato Social não é pouco - acho que é um tijolão, que nem as Confissões.

E aos anonymous... Será que vou ter que proibir o anonimato? No início só tinha um e eu sabia quem era, mas se vocês proliferam... Pô, quem é que está me escrevendo! Quero sabeeeer!!!! :) Abraço.

Roger said...

Nietzsche também fala sobre arejar a bunda...

palomalaitano said...

Sim, Roger, feliz coincidência!!
Ainda não avancei muito na leitura, pois junto estou relendo a "A poética do devaneio",do Bachelard, mais especificamente "Os devaneios voltados para a infância", sugestão tua, lembra?

bj

Anna Faedrich said...

E o que tu tá achando, Paloma?

Recebi essa sugestão de leitura... mas eu quero o livro emprestado de quem me sugeriu! rsrs

Tô gostando de ver esses posts sobre a dissertação... ! :)

E o Bachelard... é muito bom, né!

Beijinhos! Bom feriado pra nós!!

Roger said...

Oi Paloma! Sugestão minha... de um livro que ainda não li! :o) Estou lendo vários, e esse está na mesinha...

O Nietzsche eu te empresto, Anninha!

Beijos para as duas!