Friday, December 04, 2009

As 7 melhores da Rolling Stone

Para meu irmão Uri (e para quem goste), que está me pedindo mais e mais e mais música brasileira. (Todas estas músicas são maravilhosas... mas Uri, eu vou te trazer CDs mais atuais, OK.)

Estas são as 7 primeiras da lista (comentada) das "100 maiores músicas brasileiras", que saiu na Rolling Stone (brasileira) de outubro.

1- Construção, de Chico Buarque. "As estrofes são repetidas três vezes, com algumas palavras-chave sendo trocadas de posição. (...) Na primeira vez, o cantor apresenta a história de uma forma lógica, quase jornalística. Na segunda repetição (...) é levado em conta o estado psicológico do protagonista, que já estava se transformando num autômato. Na parte final, que não aparece na íntegra, o peão anônimo já se encontra demente e alucinado, não é dono de suas ações."

2- Águas de Março, de Tom Jobim, interpretada por Elis Regina. "O começo de 'Águas de março' já está impresso no fundo do subconsciente do povo brasileiro. (...) Descreve um momento típico da estação das chuvas do Brasil, o mês de março, que marca o fim desse período no verão, de chuvas torrenciais e ventania. (...) A melodia vai em um lento e malemolente crescimento em sintonia com a letra, como uma enxurrada e também como se fosse chuva aumentando de intensidade para no final prometer o início de uma vida renovada, sol e céu aberto, com o fim do ciclo das águas."

3- Carinhoso, de Pixinguinha, letra de João de Barro. "A mais famosa melodia da música popular brasileira continua eterna (...) mesmo tendo sido escrita há mais de 90 anos. (...) A interpretação clássica de Orlando Silva, de 1937, é de arrepiar até os mais desavisados."

4- Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. "A evocativa letra da canção fala da seca, das tristes condições de vida do sertanejo. A asa-branca entra como metáfora. A ave bate asas para achar uma vida melhor e o protagonista da canção faz o mesmo. Mas ele promete a seu amor que um dia vai voltar, quando a chuva cair de novo."

5- Mas que nada, de Jorge Ben. "Seu time perdeu mais uma? O dinheiro do mês acabou e hoje é dia 12? Mas que nada! Você precisa de um samba legal pra ficar animado. Não pode ser qualquer samba, tem que ser especial. Mas tem um samba diferente, misto de maracatu."

6- Chega de saudade, de João Gilberto (composição de Tom Jobim e Vinicius de Moraes). "O marco zero da bossa nova."

7- Panis et Circensis, de Os Mutantes (composição de Gilberto Gil e Caetano Veloso). "Uma das canções mais marcantes de Tropicália ou Panis et Circensis, de 1968, o disco-manifesto do tropicalismo, que juntou Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Nara Leão, Tom Zé e os intérpretes da faixa em questão, Os Mutantes."


PS: Entrem no site sobre o tropicalismo, é muito bom!

No comments: