Wednesday, February 08, 2012

Sobre a crise

Queria ter escrito sobre a crise - econômica, mas não só - em Barcelona/Catalunha/Espanha/Europa há semanas; ter escrito sobre o que leio e o que vejo, mas estou sem tempo, ou nunca encontro o momento. A coisa está muito feia. O desemprego, na Espanha, é 23%, o desemprego juvenil 50% (simplesmente, não há trabalho, nem de garçom, nem de faxineiro/a), centenas de milhares de pessoas já deixarem de cobrar o seguro, famílias inteiras estão sem salário nenhum, tenho amigos desempregados, amigos que com trinta e tantos anos voltam a morar com os pais... Queria escrever, também, sobre os mendigos, que já não são os que sempre (tristemente) houve, agora são mais parecidos com qualquer vizinho de prédio. Há 8.000 pessoas sem teto em Barcelona. E cada dia, na cidade, 20 famílias são expulsas de suas casas (as tevês não usam essa palavra, nos noticiários se usam eufemismos: 20 "desnonaments", uma palavra catalã que eu nem conhecia, 20 "ejecuciones de hipoteca"). Não somente expulsas: muitas perdem a casa e, ainda, levam para a rua suas dívidas (nem a casa é suficiente para os "executores"). Os imigrantes estão indo embora, 300.000 foram embora de Catalunha em 2011. Tudo isso sem falar das pessoas com doenças graves que não podem ser operadas porque o governo corta despesas, fecha quirófanos, centros de assistência hospitalar, etc.

Não vou descrever em detalhe o que está acontecendo. Em vez disso, posto duas partes do programa "Salvados", do episódio dedicado à crise, emitido há uma semana. "Salvados" é um baita programa de humor fino e crítica social afiada, com Jordi Évole. A parte 3/4 é sobre o que os bancos fazem (usando a expressão do ex-banqueiro entrevistado, "pone los pelos de punta"). Na parte 4/4, o entrevistado é o professor Sampedro, que fala, entre outras coisas, sobre como os políticos estão usando o medo.






PS nada a ver (ou um pouco a ver, já que seu recém-lançado CD, La Orquesta del Titanic, trata da crise): Para quem esteja em Buenos Aires em março ou em abril, Serrat & Sabina tocam 18 dias (18!) no Luna Park. ("Yo no quiero un amor civilizado..." :)

3 comments:

uri said...

ho diré una sola vegada més!!!! no és una crisi!!! és un cop d'estat!!! un canvi de règim o, com diu el filòsof, uns desgraciats que no veuen o no volen veure que el seu sistema ja ha mort i per mantenir-lo fan el que sigui, com per exemple, donar-nos pel sac!!!

Cassionei Petry said...

Buenas! Sou Cassionei, de Santa Cruz do Sul, leitor do blog da Anna. Li tua dissertação de mestrado, que é justamente o que estou tentando fazer no meu, aqui na Unisc. Me identifiquei muito com teus posts falando sobre as dificuldades, inclusive de entrar no doutorado.
Meu projeto vai ser modificado para tratar disso. Já tenho várias entradas do diário e o romance está em andamento. Como tu conseguiste convencer orientador e depois a banca e escrever desta forma? Poderia me dar umas dicas? Se puder, meu e-mail é cassio.nei@hotmail.com.
Abraço.

Roger said...

Logo te escrevo, Cassionei. Abraço.