Sunday, September 21, 2008

Tchau anjinho

Hoje, quando uma das moças da Confeitaria Maomé me disse, ao sair, "Tchau anjinho, até a mais", pensei, bom, vou ter que escrever sobre isso, não posso esperar. (Uma hora antes ela já tinha me servido, e inclusive sabia onde eu ia querer sentar, pois ultimamente vou lá aos domingos, com meu jornal, quando os cafés do Centro fecham, mas isso não é relevante.) O que eu quero dizer é que os negros, em Porto Alegre - os negros gaúchos -, costumam ser naturalmente queridos comigo (e, assim como o são comigo, o devem ser com todo o mundo): sorriem para mim, me fazem algum comentário amável, quem sabe alguma pergunta oportuna, ou iniciam algum tipo de conversação (às vezes simplesmente sobre a torta que eu pedi). Me refiro, por exemplo, às moças negras (não são muitas, há mais moças brancas) dos bares da universidade (cafeteria do prédio 8, cafeterias-restaurante dos prédios 40 e 50); às moças e moços de algumas cafeterias do Centro; às cobradoras de ônibus (T1); aos taxistas (poucos; há poucos taxistas negros). Qual é o motivo? Tenho minhas hipóteses (e não sou o primeiro em reparar no fato), mas fica aqui somente a constatação. E, também, mesmo que ninguém o leia, meu agradecimento, porque esse tipo de coisas são as que muitas vezes fazem a diferença, e podem até deixar uma pessoa feliz.

6 comments:

優次 (Yuji) said...

Jo diria que en São Paulo és ben diferent. No sé si pel ritme de la ciutat o què... Però a mi sempre em passava que em miréssim "rar", com de "burla", jo què sé... A mi em sembla que a molts negros d'allà no els hi "queim bé" els asiàtics en general.

PS: Perdona per haver fotut tants castellanismes en un únic comentari... Però per l'expressivitat s'acaba per matar una llengua :/

Anonymous said...

ángel
angelito
anjo
anjinho

Roger said...

Corrigido! :)

Roger said...

Problemes negres vs. asiàtics??? No ho sabia, ho preguntaré als amics de Salvador. (Però em sembla que allà no n'hi ha gaires, d'asiàtics.) Espero que sigui una falsa impressió!

Quins castellanismes???

Una abraçada! :)

Jedi said...

poucos: não é impressão, Roger, os negros representam 8,7% da população de Porto Alegre. Beeem pouco, mas por razões historicamente explicáveis.

gentis: os gauchos brancos não o são na mesma medida?

Roger said...

Os gaúchos brancos são gentis, sim, eu acho. Mas os gaúchos negros que trabalham como moços, cobradores, caixas, etc., ou seja, aquelas pessoas desconhecidas que eu encontro cada dia, costumam ser mais gentis que os gaúchos brancos que fazem os mesmos trabalhos.