Saturday, December 17, 2011

Sobre a Faculdade de Letras da PUCRS, 1

Aprovados Doutorado em Teoria da Literatura 2012 (Por ordem de classificação)

1.Camila Canali Doval
2.Alexandre Costi Pandolfo
3.Fernanda Borges Pinto
4.Milena Hoffmann Kunrath
5.Cátia Rosana Dias Goulart
6.Sara Hartmann
7.Giselle Molon Cecchini
8.Lilian Ramos da Silva
9.Aline Conceição Job da Silva
10.Adriana Emerin Borges
11.Joseane Camargo
12.Taiane Porto Basgalupp


A lista saiu ontem e eu não estou nela :( Nem bolsa integral, nem parcial, nem nada (nem sequer meu nome numa listinha de suplentes). Sinto raiva, frustração e tristeza. Já falei com uma das pessoas que acompanharam de perto a preparação de meu projeto. Quando tenha falado com as outras, vou postar suas opiniões aqui.

Por enquanto, escrevo algo que certa pessoa (não quero comprometer ninguém) me disse tempo atrás, de utilidade para alunos que pensem em fazer doutorado nessa faculdade: não dá para apresentar nenhum projeto cujo conteúdo possa estar acima da capacidade intelectual dos professores, porque isso os coloca numa posiçao desconfortável, os "ameaça"; para ser aceito é preciso "baixar o nível", fazer concessões, etc. Naquele momento, saber isso (que me foi confirmado por outras pessoas depois) me deixou triste, pois as universidades, na maioria de países, tendem a procurar a excelência (inclusive vão à procura de alunos estrangeiros, quando necessário), mas resolvi seguir, até certo ponto, esses conselhos. Pelo visto, estavam muito bem fundamentados; e, pelo visto, era para serem seguidos ao pé da letra.

Enfim, parabéns aos alunos medíocres que foram aprovados e parábens, sobretudo, aos não medíocres (tenho certeza de que há alguns - que eu conheça, a Camila, por exemplo).


PS: Obrigado à Anninha por me escutar neste momento difícil. (Te peço desculpas.)


PS2: "Eles passarão, eu passarinho", me escreveu a Bel: "Adiante! O romance!". :) Pois é, e no hay mal que por bien no venga, Bel, querida.

13 comments:

Anonymous said...

com todo o respeito aos outros candidatos, que merecem toda a nossa admiração, queria dizer que o teu projeto ocuparia quase todas as 12 colocações da lista... tu em primeiro e o segundo em nono, sabe? a distância entre o teu trabalho e a do trabalho dos outros é um abismo e, em uma lista feita por uma banca pequena de espírito, isso seria uma tarefa complicada de realizar e de explicar. triste, mas para uma universidade que busca a mediocridade, a excelência não tem espaço... e nem quer ficar lá também. aguante o romance!

Leo Wittmann said...

Força, Roger! Algo melhor há de vir!

Sergio Lulkin said...

Totalmente de acordo com o Leo, uma porta fecha e outras abrem, tenho muita fé nisso!

Marinella said...

Roger, não acredito!

Roger said...

Obrigado amigos e anônimo (tentei adivinhar quem eres, mas não tenho certeza). O que eu mais queria era ter escrito um post com uma boa notícia sobre a seleção ao doutorado, e queria ter feito isso por vocês.

Como diz o anônimo, talvez nem deveria ter querido continuar na PUCRS, pois conhecia do mestrado o nível da maioria de professores e alunos (alguns professores e alunos me falaram, nessa época, de sua própria frustração ao respeito, mas ninguém dizia nada em voz alta). Mesmo assim, quero falar com a coordenadora, que esteve em minha banca, farei isso amanhã. Sobretudo porque o que me deixa mais chateado é que na defesa ninguém questionou minha proposta; ao vivo, ninguém pôs objeções ao que havia nela de mais inovador. Por isso, vocês sabem, saí satisfeito da defesa, e o que agora sinto é que riram de mim.

Beijos, queridos.

uri said...

hey bro'

l'amenábar no va aprobar comunicació audiovisual, l'Steve Jobs no havia anat a la universitat fins que el van fer honoris causa amb 60 anys, el murakami portava un bar de jazz quan va decidir ser escriptor i ara dóna classes a harvard, al dustin hoffman el descartaven de tots els castings perquè deien que era baixet i lleig, el woody allen ha hagut d'exiliar-se a Europa perquè els ianquis diuen que és dolent, el Tarantino no va guanyar cap festival amb reservoir dogs tot i que tothom li deia que la seva peli era la milor i ... i a mi no em van deixar entrar a direcció!!!!! (per no dir que si de mi depengués la teva estimada PE no hauria anat més enllà del videoclip de Mecano!!!)

suposo que es pilla el concepto...

Anonymous said...

Que pena, cara... Mas outras oportunidades virao!
E uma "perda" como essa talvez tenha o papel de "amansar" teu ego. Frustraçao e tristeza pode ser um ótimo remédio pra isso e espero que possas buscar teus objetivos academicos em outra instituiçao, que zele pela qualidade, ainda que seja européia ou sei lá donde. E que faças sentir-se um Super Academico, com talento para teses de grande relevo, capaz de ter a melhor dissertação do ano, e portanto, diferenciar-se dos medíocres aprovados numa seleção que vc certamente tinha certeza que seria o 1º da lista, no mínimo.

E o que acontece na PUCRS é exatamente o que acontece em outras grandes universidades brasileiras e que a certa pessoa escreveu pra vc. É triste. Mas é verdade, cara. Aliás, chega ser rídiculo.

Os "medíocres" foram aprovados e te faltara um tanto de humildade, que inexiste em pessoas com o "ego ferido".
Te cuidas pra não tornar-te um PHD triste, solitário e infeliz. É esta a imagem de ti que consigo visualizar com meu olhar profético.

Leo Wittmann said...

Acho que todas as opiniões aqui são justas e devem ser expostas. Mas quando as palavras vão além do assunto principal e atingem diretamente a pessoa, o senhor "anônimo" deve se revelar, dizer quem é. Senão é muito fácil dar opiniões. E falo isso tentando ser o mais simpático possível, de verdade. Abraços,
Leo.

Roger said...

Oi Leo, obrigado pelo comment. Mas não te preocupes, eu não me senti ofendido, inclusive gostei do comentário anterior, achei interessante (talvez o li com bondade demais, hehe). Quanto a ser anônimo, bom, tanto faz, não me parece que seja de alguém que eu conheça, o nome não faria diferença.

Anônimo: como digo, obrigado pelo comentário. Me fez pensar e vou respondê-lo, mas vou fazê-lo num post, pois a resposta me permitirá tocar em vários assuntos.

Marinella said...

Conseguiu falar com a coordenadora?

Roger said...

Consegui, Marinella. Escrevo no próximo post.

Anonymous said...

ha dois anonymous aqui... eu sou o primeiro. o outro eh o numero 2. :)

Roger said...

Eu sei! Tu é o primeiro! O anonymous exagerado, hehe! :)