Monday, June 28, 2010

Notícias da Copa do Mundo 5



Não há algo de certo, nessa manchete? Não é estúpido que a arbitragem decida jogos tão importantes como os das oitavas de final de uma Copa do Mundo? Como teria sido o jogo entre a Alemanha e a Inglaterra com um 2 a 2? E o da Argentina e o México, com um 0 a 0? E não é estupido o comentário do representante da Fifa? "Nenhuma tecnologia será nunca infalível"?

Saudade dos jogos da final da NBA, de semanas atrás... Diante de um lance duvidoso, o árbitro vai até a mesa, olha para a tela, e em menos de 30 segundos decide, sem erro: bola para os Celtics; bola para os Lakers. Como no tênis. Como na Fórmula 1, onde um piloto pode ser destituído da vitória horas após a corrida terminada.

Só no futebol não é assim. O mundo do futebol é diferente. Desculpem-me os fanáticos: não será que também são mais estúpidos do que os fanáticos por outros esportes? Os erros arbitrais fazem parte, não podem deixar de fazer parte, dizem. Gostam tanto de xingar os árbitros! Isso também é espetáculo, ajuda à liberação dominical das tensões. Na segunda, alimenta as discussões, brigas ou gozações com colegas.

Maradona é um gênio, com sua "mano de Dios". E Messi, que fair play! Imitou o ídolo, marcou com a mão três palmos acima da cabeça. A foto saiu nas capas dos jornais. Para ele sentir vergonha? Que nada: para gozo dos torcedores do Barcelona. Uma entrevistadora falou com o Tévez depois do jogo de ontem. Não perguntou pelo gol em impedimento, é claro, teria sido uma desconsideração.

No comments: