Tuesday, July 24, 2007

Pubis Angelical

Muito tempo depois da resenha de Cacau, continuo tentando emular a Maria.

Achei esse livro meio ruim, Pubis Angelical (seria bem bom se não fosse de Manuel Puig!). Ruim por causa das histórias misturadas que não tem muito a ver uma com a outra e criam confusão. Mas, como sempre, a escrita é muito boa e o livro tem páginas magníficas. Graças a ele já sei o que é o peronismo, nada fácil de entender. E coisas sobre os argentinos que nenhum guia diz. O livro tem duas páginas, por exemplo, que exemplificam como os porteños tem palavras diferentes para as mesmas coisas só pra sublinhar a pertença a uma classe social (queria postar isso, mas não posso porque o texto não é meu -regra deste blog). O argumento, too difficult to tell. O tema: o sofrimento das mulheres, condenadas a soportar e amar os homens em todas os lugares e em todas as épocas. E a participação ou não na revolução e a luta contra a ditadura. Mas também tem ficção científica (uma loucura de mistura...).

Uma obra de Puig que eu achei melhor é Cae la noche tropical. E outra é Boquitas pintadas (essa eu perdi no aeroporto de Barcelona; estava tão imerso na história que fiquei lendo enquanto esperava minhas malas aparecerem; não apareceram -ficaram em Lisboa-, e parece que o livro ficou lá no chão). (Engraçado, porque o primeiro, Cae la noche..., é um livro viajante, eu li e passei pra frente, Gabriela leu e passou pra frente, depois vieram Lúcia, Montse...). Todas essas obras estão cheias de diálogos, são baseadas em diálogos, em falas de personagens maravilhosamente reais.

Lido em espanhol.

No comments: