Monday, June 07, 2010

Algum comentário sobre Israel?

Há tempo mais de um amigo me disse que não usasse o blog para desabafar, falar sobre coisas que me chateiam ou deixam indignado, senão para falar do que eu gosto ou do que me apaixona. É o que tento fazer. Mas há coisas que não dá para deixar passar. Quando isso acontece, por vezes "uso" meu irmão Uri: ele sabe ser agressivo, radical, usar xingamentos, etc., sem perder a graça. Agora esperava por um comentário dele sobre Israel, mas não chegou. Chegou o seguinte:

"Não, desta vez não vou fazer nenhum e-mail incendiário contra Israel, entre outros motivos, porque:

a) o que eles mesmos fizeram é o bastante incendiário e deixa eles numa situação o bastante ruim como para que não seja necessário insistir no assunto;
b) eu fico puto só de pensar nisso e prefiro manter o bom humor;
c) perdi a fé em que qualquer crítica possa fazer alguém refletir".

Apesar de tudo, ele me indica um artigo do El País, dizendo-me que poderia citá-lo.

O artigo conta como Helen Thomas, a mais veterana dentre os correspondentes na Casa Branca, acaba de anunciar que se aposenta, e não da maneira como ela teria gostado. É porque uma página web chamada RabbiLIVE.com a entrevistou na saída de um pronunciamento do presidente Barack Obama... e o diálogo foi assim:

"Algum comentário sobre Israel?", perguntou o jornalista. "Diga a eles para se mandarem embora de Palestina", respondeu Thomas. "Algum comentário melhor sobre Israel?", insistiu o jornalista. Thomas explicou então a tese que sustentava seu comentário: "Lembre, os palestinos estão sendo ocupados em sua própria terra. Não é a terra dos alemães ou dos poloneses". Thomas foi questionada sobre aonde deveriam ir então os judeus que estão em Israel: "Que vão para suas casas. Que vão para Polônia, Alemanha... América ou outro lugar".

... Essa mulher, com 89 anos de idade, mais de cinquenta na primeira fileira da sala de imprensa da Casa Branca, deve estar tão cansada de ver como os israelenses praticam o terrorismo de Estado, ignoram uma e outra vez, e com total impunidade, os mandatos e as condenas da comunidade internacional, recebem o vergonhoso apoio dos Estados Unidos, etc., que o esquisito é que não falasse algo pior.


Casas em Gaza. (El País)

4 comments:

uri said...

Grande helen thomas!!!!

així m'agrada bro', criticant, però amb classe, demostrant un nivell!!!!

uri

rosa said...

Et vaig deixar un comentari ja fa dies al respecte dient que llegissis a la secció Vivir de La Vanguardia de diumenge passat un article de'n Mankell sobre el mateix tema però no sé per què no apareix al teu blog.

Roger said...

Bueno, llegit i rellegit, no té gaire classe, dir que els israelians fotin el camp! :o)

Buscaré l'article, "Rosa"! (<-- mamãe :D)

Anonymous said...

ler todo o blog, muito bom