Monday, June 11, 2007

Metáfora: Ser rico é poder marcar gols com as mãos

Post para os amigos do Brasil.

Na foto dá pra ver como marca os gols o F.C. Barcelona.

(Gabriela: acho que não vou usar mais a camiseta da seleção argentina. O Brasil "joga bonito", a Argentina "joga manual".)

Quero lhes contar uma noite de futebol estranha e engraçada e, no final, justa.

O meu Espanhol começou marcando no campo do F.C. Barcelona. Gol de Tamudo ("O Rei", como diz meu irmão Oriol; enfim, depois do Pelé né? :), que com esse gol se convertia no máximo goleador da história do clube.

Depois o Messi empatou desse jeito tão honesto da foto. Os jogadores do Espanhol ficaram indignados, quase queriam parar de jogar. "Qué vergüenza, qué vergüenza", dava pra ler nos lábios deles.

O Messi, no segundo tempo, marcou de novo. Dessa vez, um gol, vamos dizer, mais ortodoxo. Esse resultado dava o título do campeonato espanhol, que acaba na próxima semana, ao F. C. Barcelona.

Mas... apareceu de novo o nosso rei, Tamudo, empatando o jogo no minuto 89. 90.000 pessoas ficaram todas em silêncio. Porque desse jeito o campeonato, se não acontecer nada estranho na última rodada, vai ser para o Real Madrid, que tem um jogo fácil em casa.

Não que eu prefira o Real Madrid ao Barcelona. Simplesmente, é muito bom ganhar (ou quase) do máximo rival da cidade. No caso dos torcedores do Espanhol, ainda mais quando ele é tão podero$o como o F. C. Barcelona. Tanto que até pode marcar gols com as mãos.

(Se eu morasse em Madri, torceria pelo Atlético, porque sempre tive simpatia pelo mais fraco.)

Foi engraçada, também, a resposta do Tamudo a uma entrevistadora depois do jogo. Ela lhe deu os parabéns por ter marcado 112 gols com o Espanhol, e falou que só lhe faltava marcar um com a mão. E ele falou: sim, esse eu ainda não marquei não, mas se o tivesse marcado, teria sido invalidado.

Isso, para mim, é ter consciência da diferencia entre ser rico e ser pobre.

Não como eu, que sou um ingênuo e fico pensando: como um jogador pode marcar um gol desses e ter a cara-de-pau de comemorá-lo e não dizer que foi ilegal!

E outra: segundo a imprensa e a opinião geral, um gol assim não é coisa de tramposo, é coisa de experto. Que sociedade é essa? Quais são os valores do pessoal?

Este não é um post só sobre futebol.

1 comment:

Anonymous said...

VISCA EL BARÇA!!!!!!