Sunday, February 13, 2011

Biutiful

Hoje assisti a Biutiful. Queria ver: 1) como aparecia Barcelona no filme, 2) se meu irmão Uri estava certo (filme ruim!) ou estava certa minha irmã (maravilha!), 3) se Iñárritu se dava bem sem Arriaga, 4) o Javier Bardem,...

1. Barcelona aparece bem, que é a mesma coisa que dizer que o filme é bom (um filme medíocre, como Vicky, Cristina, Barcelona, dá um cenário medíocre, e ao contrário). Bem feia - em todos os sentidos. A candidata socialista à prefeitura disse que essa cidade não existia. Existe, sim, mesmo que doa. Que aconteçam as mesmas coisas em Paris, Londres, Nova York ou São Paulo não é consolo. Iñárritu escolheu Barcelona, e tudo bem; afinal, seu tema segue sendo esta Babel.

2. O Uri sabe muito de cinema e por isso vê coisas que não se devem ver (acho que é isso). Como o escritor que, quando lê, repara demais em detalhes da escrita. ("Deformación profesional", em espanhol.) Uri: has visto que el último plano del trailer no sale en la peli? Ese plano va al final, es importante y han hecho bien en cortarlo, creo. (Y has visto que Bardem es del Espanyol? :)

3. Para mim se deu bem. Este filme é mais cinematográfico do que Babel. Imagens sem palavras, planos curtos, detalhes estão falando o tempo todo.

4. Welcome back, Javier. No Country for Old Men? Vicky...? Eat Pray Love??!! (Sigh.) Tava na hora! (I dient algunes frases en català! :)

,... E mais nada. Não queria me puxar para escrever uma crítica, por isso o post esquisito. Só queria dizer que o filme é muito bom (e duro, inteligente, denso), e que é um desses filmes necessários, e botar o trailer aqui no blog (o segundo; o primeiro tem uma voz em off terrível).


PS: Grande Santaolalla também! (Santaolalla não falha! :p)



3 comments:

uri said...

nohiesticd'acord!!!!

un altre dia ho argumento

Leo Wittmann said...

Roger,

Vou descordar de ti, hehe! Achei que o filme puxa demais para a "miserabilidade" da vida. Pra mim, chega até a ser meio manipulador. Acho que falte, talvez, uma certa "verdade" nele neste aspecto.

Pô, eu adoro "Vicky..." e gosto bastante do "No country..."! Mas, enfim, é um filme bom de discutir.

Ouvi as duas opiniões também de diferentes pessoas: ruim e obra-prima.

Roger said...

Oi Leo! Então estás com meu irmão... 2-2, minha irmã e eu gostamos...
A vida pode ser muito miserável, e nesse submundo em que a personagem mora, ela é, quase que para todos... Acho que se fizessem um filme contando como vivem de verdade alguns imigrantes dessas cidades não daria para suportar. Não acho manipulador. Isso dos aquecedores, por exemplo, conheço casos reais. Isso de mijar sangue... é a vida, essa personagem não tem nem tempo para procurar remédios...

De "Vicky..." só gostei das cenas Bardem-Penélope, cheias de energia. E de "No country" quase nem me lembro, achei um filme muito frio. Mas, nesse último caso, no post só estava me referindo ao Bardem. Sei, ele ganhou o Oscar, mas está com a mesma cara de psicopata o tempo todo!

Enfim, se tu ouviu também essas duas opiniões, tão opostas, acho que já está valendo, é sinal de que o filme fala...

PS: Assisti a Winter's Bone. Gostei e pensei em ti, acho que tu ia gostar.