Sunday, April 29, 2007

Lendo jornais, passeando

1. (Prévia: Não conheço São Paulo; conheço o Rio, e acho que é uma das cidades mais bonitas em que eu estive.)

Se São Paulo e o Rio de Janeiro fossem pessoas, um psicólogo poderia dizer que o Rio tem baixa auto-estima. Leitor diário da Folha, jornal nacional editado em São Paulo, não me lembro de, em três meses, ter lido nada parecido com um elogio à cidade no jornal (e sim, criticas negativas, ou até comentários depreciativos dos articulistas). Hoje, domingo, comprei também O Globo, jornal nacional editado no Rio, e em três secções diferentes três articulistas elogiavam sua cidade.

2. Uma página da mesma edição do jornal carioca é dedicada às criticas que um grupo de intelectuais fazem, num livro, ao sistema de cotas raciais que está sendo implantado em algumas universidades do país. Seu argumento principal é que o sistema é ruim porque cria diferencias raciais, segregação num país que não quer ser racista. Minha consideração (influenciada por um artigo que li há tempos no jornal paulistano) é a seguinte: se a discriminação racial existe nos níveis econômico e social e provoca, entre outras coisas, que os negros continuem sendo os mais pobres do país, vamos agora nos manifestar contra uma discriminação positiva nas universidades para não criar uma segregação que já existe?

3. Hoje, coisa estranha em mim, senti piedade por alguém. Na Rua da Praia, em Porto Alegre, vi uma senhora que mal se mantinha em pé. Avançava muito devagar, enroscada sobre ela mesma, o tronco caído para frente, uma perna torta, ajudada em um lado por um homem negro e no outro por um jovem branco. (Ela era branca; falo nas cores da pele só porque me levaram a pensar que essas pessoas podiam não ser necessariamente o filho e o neto, mas duas pessoas que, simplesmente, ajudavam à velha.) Passei pelo trio, tive um arrepio, e senti uma vontade enorme de me virar e dar um beijo nela. E de sorrir pra eles. (Outra coisa eu não ia poder fazer...)

3 comments:

Anonymous said...

molt bé, molt bé! me encantó tus líneas.

Anonymous said...

molt bé, molt bé! me encantó tus líneas.

Anonymous said...

http://markonzo.edu I'm happy very good site actual ashley furniture [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536072]actual ashley furniture[/url], eaxnwy, watch allegiant air [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536075]watch allegiant air[/url], 2542, best pressure washers [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536078]best pressure washers[/url], iwgbqhm, follow dishnetwork [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536080]follow dishnetwork[/url], rgerjij, fresh adt security [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536076]fresh adt security[/url], 5080,