Sunday, February 03, 2008

Carnaval no Rio Vermelho

OK, vou escrever rápido, que a Internet aqui está cara e tem muita coisa para fazer. Anedota: Ontem no café da manhã, no albergue, sentou-se na minha frente uma menina alemã. Acabou seu semestre de estudante de "design" (ela falou) em Curitiba, e está voltando para Alemanha. Quando falei que eu morava em POA, outra menina da mesa falou: "Pô, eu também!". Eu: "Bah! Eu moro no Centro". Ela fez sinal de "o Centro é muuuito legal" com a mão, e falou que morava no Centro também, com um sorriso. Eu: "Na Demétrio Ribeiro". A cara dela mudou da noite pro dia, até pareceu assustada: "Como você sabe?????". Eu quis tranqüilizá-la: "Não, eu moro na Demétrio". "Mas eu também!". Eu: "Que altura na Demétrio?". Ela: "Na volta do Gasômetro". Eu: "Bah, eu tambéeem!". A menina e eu moramos na mesma quadra. Mas eu nunca tinha visto ela, lá no meu bairro. Então a alemã falou alguma coisa parecida com "el mundo es un pañuelo"...

Agora já sei o que eu posso mandar para o "Irritando Fernanda Young". O que realmente me irrita? PASSAGEM DE SOM. Depois de dançar desde as seis até as doze, a gente teve que esperar duas horas até o último show, para ouvir à Mariene de Castro (samba) num palco montado na praia do Rio Vermelho. DUAS HORAS. Os ambulantes acabaram as águas, as cervejas, o Ronaldo gritando para o cara do som: "Esquece a guitarra, porra!". O show foi legal, ela tem um vozarrão, e a gente que ficou sambou bastante, mas a maioria já estava mais pra lá que pra cá.

Antes disso, Ronaldo e eu assistimos ao melhor show que eu já vi aqui em Salvador, talvez no Brasil. Num palco bem pequeno, também no bairro do Rio Vermelho, onde está tendo um Carnaval alternativo, cantou a Rebeca Matta. Eu tenho dois CD dela, gravados pela Rose, mas só ontem entendi por que a Rose adora ela. É que eu nunca tinha visto ela AO VIVO. Ela ARRASOU. Ela é um furacão, essa baixinha. O avesso da Fernanda Takai. O lado escuro da Fernanda Takai. Cantou várias músicas do Tom Zé, alguma de Caetano, as suas. E a gente não parou nem um momento de cantar e pular junto com ela (e com a banda, muito boa). Aconteceu aquela coisa da "sintonia total". (Rose, você perdeu!). Vou botar aqui uma música dela, mas não é a mesma coisa, não é a mesma coisa não. (Esqueci o nome da banda de rock baiana que tocou depois, que também arrasou: logo coloco aqui.) (Lampirônicos.)

2 comments:

Maria Fabriani said...

Roger, cê é mais brasileiro do que muitos brasileiros que eu conheço (eu incluída). :)

Roger said...

HAHA! :)))

E cê tem que arranjar um jeito de voltar pro Rio para passar umas férias e matar a saudade!!!

Abraço! :)